sábado, 7 de abril de 2012

Método Stanislavski


  • O sistema Stanislavski é baseado na vivência.

  • Se” mágico_ refere-se a vontade de agir, como agiria o personagem nessa situação.

  • Eu” nas circunstâncias_ como eu agiria na cena.

  • Adaptação_ todo ajuste dado na improvisação.

  • Ação_ O que pode ser feito para chegar aos objetivos.

  • Verdade cênica: chegar na verdade em cena, mesmo sendo praticada várias vezes.


  • Conflito: Oposição de objetivos, no qual cada personagem defende o seu.

  • Movimento: Deslocar-se pelo espaço cênico, dando sentido a uma ação.

  • Ritmo: Compasso imitando frequências que simulam o cotiadano, pois no dia-a- dia temos uma variação de ritmos.

  • Gestos: Comunicação através do corpo, transmitindo informação pela expressão corporal, tendo que dar sentido a algo sem ser necessário o uso de palavras.

  • Tempo: Não trata-se apenas de uma passagem de período, mas também um intervalo ou pausa de um personagem para direcionar o olhar da plateia para outro personagem.

  • Concentração: Momento interno para incorporar um personagem, visando manifestar externamente ações que represente o mesmo.

  • Consciência corporal: Noção dos limites e possibilidades de movimentação, rítmo e comunicação do próprio corpo.

  • Obstáculo: Situação não planejada que exige criatividade para superar algo inusitado.

  • Argumentação: Poder de convencimento no qual o ator articula em prol do objetivo do personagem.

  • Objetivo: Foco que direciona a ação do personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário